quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Linguagem C


#include<stdio.h>
#include<stdlib.h>

int main ()
{

char aula03[11] = {'L', 'i', 'n', 'g', 'u', 'a', 'g', 'e', 'm', ' ', 'C'};


         printf("\n  A NOSSA TERCEIRA AULA :\t %s", aula03);

getch ();

return 0;

}


A Linguagem C, foi criada em 1972 por Dennis Ritchie e, é uma linguagem estruturada que permite um excelente controle de estrutura de dados, a linguagem C tem cientificidade e oferece ao programador alto controle granular.

C é uma linguagem compilada, ou seja, o código fonte é inteiramente transformado em um arquivo executável antes do programa começar a rodar, nesta fase, se houver qualquer tipo de erro, o programa não será compilado.

Para começar a programar em C, temos que conhecer o formato da sua sintaxe.

Primeiro se declaram as bibliotecas que serão usadas, seguido das funções. Dentro de cada função declaramos as variáveis, os comandos e as operações que vão executar e, por fim, o valor que as funções retornam.

O início de cada função é dado pela abertura de chave "{", e o final pelo seu fechamento "}".

A Função principal é chamada "main", declaramos ela de forma padrão como "int main".

Dois comandos que são muito utilizados em C são, o printf e o scanf. Que são comandos de entrada e saída de dados. O scanf capta as informações digitadas no teclado e o printf exibe informações na tela.

Diferente do C++ (cin e cout), printf e scanf  fazem clara alusão ao conceito de ponteiros, que é muito importante para entender a matéria Estrutura de Dados e com certeza veremos em breve. Trata-se de reservar um espaço na memória e depois apontar um valor para aquele espaço reservado.

Vamos ver um programa básico no vídeo abaixo, para entender melhor como um código em C funciona.


Estes são os conceitos básicos da linguagem C. 












Nenhum comentário:

Postar um comentário